Castração
X
Obesidade.

As vezes na minha profissão me deparo com frases do tipo, meu cão depois que castrei ficou mais gordo, será que isso tem alguma coisa a ver?

Antes de associar uma coisa a outra temos que ver quais são as possibilidades normalmente eu pergunto, mas quanto tempo tem isso?

Antes de castrar, seu cão era mais novo tinha mais pique e estava sempre fazendo exercícios correndo atrás de bolinhas, gatos, ou brincando com outros cães, você era mais entusiasmada com as novidades e dava mais atenção as brincadeiras dos filhotes, agora com o tempo nem você e nem ele tem tanto interesse assim porque acabou a novidade, automaticamente ele vai ficar mais parado, gastar menos energia do que outrora e talvez até passe a comer mais como uma forma de passar o tempo, aí entra a obesidade.

O mesmo acontece com o ser humano, já reparou quantos garotões fortes e com aparência saudável tem nas praias??? Agora da uma olhada para aqueles não tão jovens assim (30 a 40 anos) o corpo não é mais o meso não é? Olha de novo e vê aqueles mais idosos (acima de 50) é fácil notar a diferença, mais mesmos entre os mais velhos existem aqueles que se dedicam a manter o corpo fazendo exercícios e mantendo uma dieta balanceada, o mesmo ocorre com os cães castrados ou não.

A obesidade nos cães esta ligada diretamente ao fato do cão não fazer exercícios devidos e comer além do que deve, e não com o fato de ser ou não castrado.

Se você quer identificar o motivo do seu cão ser obeso é preciso respeitar o biótipo de cada raça, dentro de cada raça existe a individualidade de cada cão que você vai aprender com o convívio com o seu. Ex: Em um American Staffordshire você vai encontrar muitos músculos e pouco gordura, em um São Bernardo você vai encontrar muita mais gordura do que músculos, porém existe (seja em que raça for) aquele mais magrinho ou aquele mais obeso respeitando sempre a característica da raça é claro.

O que vai definir as características físicas do seu cão:

- Genética: É a herança que vem dos pais. Se seu cão for filho de cães muito baixos ou muito altos para o padrão da raça com certeza ele vai seguir o mesmo caminho, não é mesmo? O mesmo se aplica se os pais forem gordos ou magros. Olhe pela janela de sua casa, carro ou dentro de sua própria família a diferença física entre um que puxou a mãe e outro que puxou ao pai podem ser de grandes proporções.

- Alimentação: Os cães tem rações desenvolvidas especialmente para eles, muitos tem manias de dar alimentos que não devem e entre esses alimentos alguns podem ser muito gordurosos o que fatalmente vai alterar o metabolismo do cão. Deixar comida todo tempo é um erro porque a comida exposta pode trazer sérios danos ao seu cão, um deles é justamente a obesidade. Você já reparou que no saco de ração vem escrito a média diária que seu cão deve comer? Pois é, essa média é cientificamente calculada e deve ser seguida com pouca variação de cão para cão, os animais cuja seus organismos processam melhor a comida tem que ter uma diferença entre aqueles que não processam, tão bem assim. Importante observar a qualidade das rações que existe no mercado, vários marcas e dentro de cada marca vários tipos comum, premiun, super premiun, etc...

Obs: Eu aconselho que você escolha com cautela e não por preço ou por uma ser mais ou menos famosa, normalmente as rações mais caras se tornam as mais baratas se você observar a quantidade entre uma e outra e os benefícios que elas podem ou não trazer.

- Preparo Físico: Exercícios como caminhada, corrida, natação... São de extrema importância para manter o animal saudável, o mínimo que se deva fazer com os cães é passear com eles pelo menos três (3) vezes ao dia, entendo que nem sempre isso é possível por causa de outros afazeres mais se você se prontificou a ter um cão então você também tem deveres com ele, e se você quer dar uma vida saudável então temos que fazer algum esforço, existe algumas soluções até fáceis ex: Mudar seus horários acordando um pouco mais cedo, dividir tarefas com membros de sua casa, contratar servidos especializados etc...


Quando o ser humano quer se cuidar ele freqüenta academias, faz caminhadas na beira da praia ou em ciclovias espalhadas pela cidade, aproveite esse tempo cuide-se e cuide do seu cão tbm, leve-o para passear, as caminhadas devem ter no mínimo meia hora e os animais com um físico mais musculosos uma hora e um pouco mais rápidas.

Adestrador - Rio de Janeiro


Tenho por princípio o adestramento por estímulos positivos. Um cão pode ser obediente com várias técnicas diferenciadas, porém, algumas usam de força e até mesmo de violência contra animais - que de uma forma geral são indefesos. Espero sinceramente que essas técnicas sejam extintas, até porque se o adestramento pode ser prazeroso tanto para o dono quanto para o cão, por que fazer diferente?

(!) Descontos especiais para mais de um cão.


(21)34692238
(oi)98688-5904

Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Wilson Ferreira