A EDUCAÇÃO: Que impõe limites, regras, direitos e deveres de cada membro da casa. É bom lembrar que em qualquer sociedade organizada seja esta de qualquer espécie animal as regras existem, e teoricamente devem ser respeitadas. Alguns exemplos; Abelhas, formigas, lobos, na espécie homo sapiens existem uma sub divisão com vários grupos cada qual com regras próprias, em uma empresa podemos encontrar: O presidente, vice, gerente... No corpo de bombeiros encontramos: O coronel, o capitão, o tenente, o sargento... nenhuma sociedade funciona sem uma hierarquia, sem regras, sem a educação estabelecendo o lugar de cada indivíduo.
A GENÉTICA: Que trás consigo algumas características do animal, um exemplo claro para entender como funciona a genética em um animal é observar os diversos tipos de raça no qual foram criadas escolhendo determinados cães parecidos até chegar no que os criadores chamam de “padrão da raça” (o que é um outro assunto polêmico), bem se as características físicas de um animal vem com a seleção de cada animal acho justo dizer que algumas características comportamentais também, e isso vem sido provado ano após anos por pesquisadores de comportamento animal.
O AMBIENTE: Esse é um ponto muito importante para entender o comportamento do animal, muito se fala sobre o cão é exatamente aquilo que o dono é, muitos de vocês já devem ter ouvido essa frase. Bem isso nem sempre funciona assim, exemplo:
-Se a casa é muito agitada com crianças correndo provavelmente você terá um cão muito arteiro, mas muitas das vezes têm casas com o ambiente bem calmo e o cão é muito arteiro;
-Se o dono do animal é um dono agressivo o ambiente é estressante com muitas brigas, o animal pode se tornar agressivo também, porém alguns cães se tornam medrosos;
-Se os donos são do tipo que enche o cão de carinho e mimo como se ele fosse um sultão o animal pode se tornar muito carinhoso e às vezes dependente, ou entender que ele é o dominante da casa nesse caso às vezes se torna agressivo.
Para entender como o seu cão vai ser afetado diretamente pelo ambiente no qual ele vive é necessário saber se ele foi educado e até que ponto ele foi educado, saber discernir o temperamento do cão, se ele tem tendências a tomar conta de tudo ao seu redor, ou se aceita passivamente tudo que acontece a sua volta, saber como ele se comporta diante de pessoas e outros animais estranhos, conhecer os pais pode dar uma dica acerca do temperamento apesar de não ser uma regra.
Tenha sempre em mente comportamento do seu cão esta e estará sempre ligado a esses fatores: Educação, genética, e ambiente.